O mundo está evoluindo e mudanças acontecem todos os dias em nossas vidas. E não deixa de ser um privilégio viver em tempo real todas essas transformações no campo da política, da tecnologia, da cultura e também no marketing.
⠀
Afinal, já estamos imersos no chamado Marketing 4.0, um movimento de maior integração entre os canais de marketing e a explosão do consumo de conteúdo digital, agora mais centrado no cliente com o uso de novas tecnologias e novos comportamentos, muitos deles advindos da revolução que o Google nos trouxe com seus produtos e serviços, com a impulsão das redes sociais e com o “boom” de prestação de serviços que surgiu via aplicativos desde o crescimento da internet no mundo.
⠀
Claro, evoluímos de um marketing 3.0 focado em empresas mais humanas, com seus valores mais próximos dos consumidores, passando pelo 2.0 que surgiu com a era da informação e a evolução da televisão, que nos trouxe o acirramento da concorrência, até voltarmos ao início, no marketing 1.0, que nasceu com a Revolução Industrial, período de produção em massa e a padronização do produto.
⠀
O que temos agora, segundo Philip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing do mundo, é uma nova era de inclusão digital, facilitada pelo acesso à tecnologia e com um consumo em tempo real atrelado a uma banco de informações capaz de estabelecer novas relações de compra e venda entre pessoas e empresas.
⠀
Enfim, se você não se adaptar aos novos tempos é bem capaz que perca algumas de suas melhores chances, tanto no campo pessoal como profissional. O marketing está aí para fazer a diferença.
⠀
#meunegocio #vendas#consultoria #empreendedorismo#marketing #marketingdigital#kotler #novaera #tecnologia#viverderenda #novosnegocios#cultura #transformacao#mercadodigital